terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Grandia 2 (DC/PS2)




“Há milhares de anos Granas, o Deus da Luz, derrotou Valmar, o Deus da Escuridão, em uma batalha interminável. O Corpo de Valmar foi destruído e Granas, exausto, teria adormecido e está nessa condição até os dias de hoje. A batalha deixou como conseqüências, profundas cicatrizes no continente de Silesia, os Granacliffs.
De acordo com as antigas escrituras, Valmar renasceria no chamado Dia das Trevas, e novamente tentaria destruir o mundo. Várias evidências indicam que este dia está próximo, o que causa temor nos devotos de Granas. As pessoas ainda temem a segunda Lua do planeta, Valmar´s Moon, acreditando que se trata de um instrumento de observação de Valmar.”

Lançado para Dreamcast e posteriormente PS2, Grandia 2 conta a historia de Ryudo mercenário de 17 anos, com grande dificuldade de se relacionar com as pessoas e com um passado obscuro. È contratado para realizar a segurança da religiosa Elena em uma cerimônia para impedir que uma parte do corpo de Valmar (Deus da Escuridão renasça), no fim a cerimônia acaba dando errado iniciando assim uma aventura épica para impedir o renascimento de Valmar.

Verdade seja dita não é um grande enredo!Trata-se apenas da famosa luta do bem contra o mal. Mas a forma como é contada é o grande diferencial! Durante o game serão inseridos assuntos interessantes como a fome, o autoritarismo dos governantes, traição, vingança, amizade e romance.

Os personagens não são tão carismáticos quando os inocentes Sue e Justin do primeiro game, mas possuem um grande charme, com a transformação na personalidade de Ryudo, a super divertida Milenia e a sempre esperançosa Elena.
A jogabilidade é o grande trunfo de Grandia, divertida e bem balanceada. No game você terá uma barra de estados onde poderá visualizar o tempo de espera dos seus personagens e dos inimigos, quando o personagem alcança o campo COM você poderá definir a sua ação como executar um combo, crítico, magia etc. Este sistema possibilita uma grande gama de estratégias, já que você poderá ver quando os inimigos iram atacar tendo a chance de defender, esquivar ou mesmo tentar cancelar o ataque adversário!


A evolução dos personagens é simples: você receberá a experiência normal para subir de nível, pontos de magia e skill, a definição de quem irá receber esses pontos e em qual magia ou skill eles serão distribuídos cabe ao jogador. È aqui que, em minha opinião, esta a primeira falha do game, quem jogou o Grandia original sabe que era muito difícil evoluir suas magias e skills, sendo necessário a utilização da magia para a sua evolução e a utilização de diversas armas para a aquisição de novas skills.Essa nova forma de desenvolvimento acabou tornado Grandia 2 um game muito fácil!
Os gráficos do game são ótimos, muito coloridos e bem feitos. Para se ter uma idéia do trabalho da Game Arts, a maior parte das magias possuem animações feitas em CG ou em anime!Para um game lançado a 12 anos atrás nenhuma reclamação pode ser feita neste quesito!
O som é bom, com musicas bem climatizadas e alguns diálogos com vozes. Poderia ter acontecido uma maior utilização de vozes, mas já que a produtora preferiu assim fazer o que?

Versão Playstation 2

Infelizmente a versão PS2 possui alguns defeitos que não existem no Dreamcast.
Primeiro os gráficos são melhores no DC, as texturas são mais bem feitas e menos falhadas, no PS2 será comum o desaparecimento inexplicável de muitas texturas durante o game, aliás, nesta versão acontece algo que eu nunca tinha visto: ao equipar seu personagem com um item que dá determinada habilidade (esqueci o nome da habilidade! No caso é uma que fará seu personagem ficar super rápido ao atacar), algumas vezes as texturas utilizadas neste personagem irão sumir! Ficando apenas os blocos que o formam!
Mas o principal problema da versão PS2 está nos slowdowns. O game parece que roda em câmera lenta a maior parte do tempo! Em algumas cidades a lentidão é tão grande que chega a irritar! O Playstation 2 não é mais poderoso que o Dreamcast? Para a Game Arts acho que não!

Finalizando

Com historia clichê, porém muito bem desenvolvida, sistema de jogo divertido, e batalhas incríveis, Grandia 2 é  quase indispensável para quem gosta de RPG!  A versão PS2 tem seus defeitos, mas continua sendo um ótimo jogo e no DC é um dos melhores games do console. Ponto para a Game Arts!

 Segue um video!



Nota: 90/100